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Como criar um curso on-line de sucesso
- 27 de julho de 2020
- Posted by: Equipe Negro de Valor
- Categoria: Ensino

Deseja criar e vender seu primeiro curso on-line? Nesse caso, você deve estar preparado para um jogo de tentativa e erro; criar e estruturar um curso on-line requer muito planejamento e preparação – e seus esforços não serão perfeitos na primeira vez. Ainda assim, você pode aumentar a satisfação do aluno e aumentar as vendas do curso reservando um tempo para entender melhor a base da estruturação do curso. Ao manter algumas dicas e considerações importantes em mente, enquanto você se prepara para o seu primeiro curso on-line, você terá maiores chances de sucesso!
Pesquise sua competição
Assim que você tiver uma ideia para um curso on-line e ter uma sólida compreensão do seu público-alvo, reserve um tempo para pesquisar sua concorrência. Não importa que tipo, é claro, você planeja ensinar? Há uma boa chance de isso já ter sido feito. Por que não aprender com seus concorrentes?
Sim, isso pode exigir que você se inscreva em um ou dois cursos online (o que parece contra-intuitivo … eu entendi), mas isso permite que você acesse algumas informações privilegiadas que ajudaram você a tomar decisões mais bem informadas por conta própria. Ao explorar cursos on-line semelhantes, observe o que parece estar funcionando bem e quais áreas poderiam melhorar. Então, lembre-se disso quando começar a desenvolver seu curso.
Melhore à medida que avança
Faz sentido esperar até que toda a sua aula esteja totalmente estruturada e pronta para começar antes de abri-la, certo? Pense de novo. O caminho mais inteligente a seguir é na verdade completar um esboço geral do seu curso, mas apenas completar o primeiro 1/3 ou 1/4 do seu conteúdo real para liberação imediata. Isso é importante durante sua primeira experência de um curso on-line, porque, sempre haverá espaço para melhorias.
Imagine este cenário de pesadelo: você já concluiu e inveja todo o conteúdo do seu curso e lançou o site de compra, mas nos primeiros dias após a aceitação dos pagamentos, você começa a receber e-mails de estudantes que estão tendo problemas com o som ou qualidade de vídeo de seus palestras. Você percebe que esses mesmos problemas técnicos existem em todo o conteúdo do curso que você já desenvolveu. Caramba, caramba! Agora você tem alunos induzidos (alguns podem até pedir reembolso) e não tem escolha a não ser voltar e regravar esses palestras.
Esse tipo de situação pode ser totalmente evitado se você simplesmente criar e melhorar seu conteúdo à medida que avança. Isso permite que você aceite os comentários iniciais de seus alunos e os incorporados facilmente à medida que o curso avança.
Escolha a plataforma certa
Por falar em problemas de som e vídeo, escolha a plataforma certa para hospedar seu curso on-line. Idealmente, seu curso deve ser contínuo, fácil de navegar e conter aulas em vídeo de qualidade que os alunos acompanham podem acompanhar com facilidade. Como plataformas de monetização de vídeo, como o Negro de Valor, são especializadas em ajudar os criadores a criar e vender cursos em vídeo de qualidade.
Além do conteúdo em vídeo, você também pode fazer upload de PDFs, documentos, apresentações, imagens e qualquer outro tipo de arquivo necessário para o seu curso on-line. Elas também facilitam a configuração de uma faixa do curso, a programação de conteúdo e a criação de comunidades on-line que permitem que seus alunos colaborem para uma experiência de aprendizado mais autêntica.
Porém, antes de se comprometer com qualquer plataforma de vídeo, reserve um tempo para executar a plataforma que você está vendo nesta lista de verificação.
- Você pode personalizar seu curso?
- Quais tipos de pagamento a plataforma aceita?
- Você pode interagir com seu público?
- Como plataformas cobram para hospedar seu curso?
- Quanto tempo o serviço leva para configurar e completamente iniciar?
- Você pode facilmente categorizar e organizar seu conteúdo?
- Eles fornecem as vendas dos seus produtos?
- Eles fornecem ferramentas de marketing e da comunidade?
- Você pode transmitir ao vivo?
Definir metas gerenciáveis
Uma ótima maneira de manter os alunos motivados a continuar durante o curso é estabelecer metas pequenas e gerenciáveis. Por fim, seus alunos devem trabalhar para obter um resultado maior (ou seja, eles devem se afastar do curso para fazer algo novo que não poderia fazer antes de fazer o curso). No entanto, como vivemos em uma sociedade que valoriza a gratificação instantânea, é fácil para os estudantes desanimarem se não estão adquirindo novas habilidades desde o início.
Para combater esse possível problema, certifique-se de estruturar seu curso para que os alunos aprendam novas habilidades pequenas desde a primeira aula ou palestra. Por exemplo, se você está ministrando um curso em uma língua estrangeira, por que não ensinar aos alunos três das frases mais nesse usada idioma durante sua primeira aula? Isso permite que eles se afastem sentindo que aprenderam algo novo e valioso, que manterá motivação a continuar com as lições futuras.
Conteúdos curtos x longo conteúdoss
Outro equívoco que as pessoas costumam ter ao criar seus negócios de eLearning é que, quanto mais longas como palestras e mais informações você fornecer aos seus alunos, melhor. Afinal, você quer que seus alunos sintam que estão valendo o dinheiro, certo? Infelizmente, não é tão simples assim.
Na realidade, a melhor coisa que você pode fazer por seus alunos é fornecer as informações que eles precisam no menor tempo possível. Nesse sentido, manter seus palestras “curtas e agradáveis” é melhor do que colocar o máximo possível de informações em um palestra.
Incentivar a colaboração e o compartilhamento
Um dos desafios inerentes a um curso on-line, quando comparado a um curso presencial, é a falta de colaboração e compartilhamento fáceis entre os alunos. Ainda assim, existem muitas formas de promover e incentivar a colaboração e a comunicação entre seus alunos.
Considere, por exemplo, a criação de um tópico de discussão semanal em que você pede aos alunos que compartilhem seus projetos mais recentes ou discutam algumas ideias de palestras recentes. Isso oferece aos alunos a oportunidade de que eles precisam se comunicar com seus colegas e sente que realmente faz parte do curso. Criar esse senso de comunidade em um ambiente on-line é uma ótima maneira de melhorar a experiência geral de seus alunos. Sem mencionar que você nunca sabe o que seus alunos podem aprender um com o outro!
Forneça recursos adicionais
Embora manter o conteúdo do curso curto e agradável sempre seja o seu objetivo, vale lembrar que provavelmente haverá alguns alunos de cada grupo que desejarão ir além do que está previsto. Por esse motivo, nunca é uma má ideia incluir alguns recursos adicionais em suas palestras para estudantes que desejam obter mais informações sobre um determinado tópico.
Você pode, por exemplo, recomendar um livro que se proimou em um determinado tópico da palestra ou um link para alguns sites que fornecem leituras adicionais. Essa é uma ótima forma de dar aos seus alunos a oportunidade de continuar estudando sem sobrecarregar outros estudantes que podem estar tendo problemas com o conteúdo que você já forneceu.
Para finalizar
O pensamento de criar e estruturar seu primeiro curso on-line pode parecer um pouco assustador, mas, seguindo estas diretrizes, você está em ótima forma. E embora você ainda precise ajustar seu curso ao longo do caminho para otimizar o sucesso a longo prazo, estamos bastante confiantes de que você pode monetizar seu primeiro curso on-line em pouco tempo e ganhar muito dinheiro com a internet.
Valeu ai pelas informacoes. Muito bom!